quarta-feira, 2 de abril de 2014

Grand Siena, retirando o carro pela 13ª vez da concessionária - Parte 1

Deixei o Grand Siena na Lance Fiat em Ribeirão Preto no dia 14/03 por volta de 17:30h com a informação que buscaria o carro na quarta feira, dia 19/03.

No dia marcado chego à concessionária e ai passo por tudo o que foi publicado nos links abaixo.




O primeiro prazo que me foi passado é que eu poderia pegar o carro dali seis dias [cinco dias para chegar a peças do câmbio + um dia para trocar].

Dia 23, sete dias depois de ter deixado o carro na concessionária, após o almoço, ligo para a Lance Fiat, a previsão é para o próximo dia, no máximo na sexta-feira, dia 25.

Sexta-feira, a Lance Fiat me liga, a previsão mudou novamente, agora é para segunda, dia 31. Segunda-feira a tarde eu ligo para a concessionária, segundo o supervisor o Grand Siena está pronto, porém o engenheiro da Fiat quer me entregar o mesmo pessoalmente, pergunta se posso pegar na terça-feira dia 01/04. Concordo!

O Grand Siena, limpo, na retirada da Lance Fiat
Terça-feira, explico ao meu gerente o que acontece e saio da reunião da empresa antes do término. Vou até a locadora, entrego o carro emprestado, limpo. Porém para a locadora o carro está sujo e deve ser lavado! Tenho de pagar uma taxa de R$ 20,00. Pago e pego um recebido [serei reembolsado posteriormente].

17:15h aproximadamente, chego à Lance Fiat, parado próximo ao atendente lá está o Grand Siena, lavado e limpo!

Vem o engenheiro e o supervisor da Lance Fiat, saímos os três para darmos uma volta com o Grand Siena, vou dirigindo.

De imediato já percebo que a direção está mais firme. Enquanto andamos conversamos e o engenheiro explica:

Foram substituídos o conjunto coroa e pinhão do carro o que diminuiu bastante o ruído do carro quando na velocidade de 80km/h ou menos. Testo o carro e constato que realmente o barulho diminuiu. Ele ainda está lá, mas em um volume bem mais baixo que antes da manutenção.

O engenheiro continua, também foram substituídos coxins e batentes da suspensão dianteira e traseira. Alego que foi feita a mesma manutenção na suspensão dianteira há algum tempo atrás e que o barulho voltou. Ele explica que agora essas peças passaram por melhoria por parte do fornecedor da Fiat, segundo ele o barulho não voltará.

O carro teve as 4 rodas desempenadas [serviço feito fora da concessionária e paga por eles], foi feito alinhamento e balanceamento e a caixa de direção foi trocada devido a um vazamento de óleo que a concessionária detectou. Não é mais para o carro ficar "puxando". Ao dirigir constato que tudo indica que o carro não está puxando, porém o volante continua torto. O engenheiro diz que o que eles podem fazer foi feito para o volante ficar o mais reto possível. Depois de alguma argumentação e testes ele concorda comigo que o volante continua torto [para direita], mas diz que isso não prejudica a direção e me assegura que o carro está alinhado.

Digo à ele que entendo, e inclusive agradeço a atenção dispensada para o meu caso, porém não concordo com o volante torto. Comprei um carro e quero dirigi-lo com o volante reto. Por mínimo que seja eu consigo perceber essa falha no volante e isso me incomoda e muito ao dirigir.
Resumido, a Fiat não pode fazer mais nada para esse caso. O volante continua torto.

Voltamos à concessionária. 

Saímos do Grand Siena e vamos ver o friso do porta-malas que estava soltando. Lá continua o friso, parcialmente solto. Rapidamente o supervisor vai verificar se tem o mesmo no estoque. Enquanto isso faço uma inspeção em todos os frisos do carro e constato mais dois [da porta do motorista e da porta traseira do mesmo lado] que estão soltando na ponta.

A Lance Fiat troca o friso do porta malas os outros dois frisos das portas terei de voltar à concessionária para trocá-los assim que eles receberem.

Continua...

5 comentários:

  1. Caramba, quanta mão de obra! Também tenho um GS 13/13 mas estou bastante satisfeito com o carro, não tive grandes problemas. Quando estava com 5 meses de uso, o gás do ar condicionado vazou e foi recolocado em garantia. Depois disso ficou tudo ok. O meu também tem esse ruído quanto está a 80km/h, mas é um barulho suave, não achei necessário reclamar. No mais, o meu também veio com o volante desalinhado de fábrica, mas o problema foi solucionado quando fiz o primeiro alinhamento no carro.

    ResponderExcluir
  2. Em carros sem air bag o procedimento é soltar a porca dentro do volante (fica abaixo da buzina) e alinhar o volante reto), eu faço isso no meu uno mille fire 2005(não tem direção hidráulica), é o único jeito de ficar 100% reto como eu gosto, como seu carro deve ser direção com air bag não sei se esse procedimento de abrir o volante e chegar até a porca que segura o volante seja possível, mas só assim você teria um volante 100% reto como você gosta e eu também gosto assim. Por que ? Depois que alinhar (imagina uma imagem em T) sendo as duas partes superiores do T as rodas direita e esquerda, é muito difícil acertar o parafuso da parte de baixo do T que vai no volante, pois sempre tem alguma folga, é é essa mínima folga que dá a diferença no volante que ele acaba ficando pouco torto pra direita ou pra esquerda, apesar de você ver que esta realmente alinhado e indo reto na estrada. Eu acredito que esse procedimento resolva esse problema do volante, pois só assim resolvo no meu.

    ResponderExcluir
  3. Amigo, meu porta-malas abre pelo botão externo mesmo após o veículo ter ficado em movimento. Acho que seria normal, com o carro ligado, ele abrir somente antes de desenvolver uma certa velocidade e após isto, travar. Isso também acontece com você? (Também sou de Ribeirão, comprei na Lance e meu carro também apresenta alguns defeitos.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Delei tudo bem? Eu não sei se entendi muito o seu problema. Quando eu ando com o carro [até onde eu entendo] ele trava as portas e o porta malas, depois se o carro estiver aberto eu consigo abrir o porta malas normalmente. Não creio que seja problema nesse caso.

      Contudo o meu carro apresentou defeitos no porta malas logo depois da compra, o mesmo não fechava e a tampa ficou torta.

      Hoje levei o carro novamente para a Lance Fiat, o Grand Siena apresentou falhas depois de ter ficado 15 dias no conserto!

      Excluir
  4. tenho um siena el 1.4 ano 2014.estou com ele 5 meses e esta com 3mil km apenas. vi ontem um pequeno vazamento na caixa de direçao. fico abismado como um carro zero ja ta com esse problema.

    ResponderExcluir