sábado, 23 de novembro de 2013

Dualogic: Automatizado da Fiat dá dor de cabeça para alguns proprietários.

A transmissão automatizada é uma alternativa de baixo custo ao câmbio automático e preserva o sistema mecânico tradicional, reduzindo assim também os custos de manutenção. Além dos carros, ela pode ser encontrada em caminhões e ônibus, por exemplo.
Na Fiat, o dispositivo foi batizado comercialmente de Dualogic e foi a solução da montadora italiana para o Brasil. No entanto, o sistema está dando dor de cabeça para alguns proprietários, tanto da versão anterior quanto da atual, renomeada Dualogic Plus.
Mesmo com atualizações de software feitas pelo fabricante desde 2008, quando foi lançada no mercado, a transmissão Dualogic continua apresentando defeitos, cujas reclamações apontam bloqueio no neutro ou impedimento na alteração das marchas.
Em um dos casos, um Grand Siena 2012 apresenta luz de bateria acesa e alerta de avaria no Dualogic. O problema só ocorre quando há mudança de marcha e após o aviso, o sistema passa a trocar de segunda para quarta ou simplesmente permanece em ponto-morto, imobilizando o veículo.
Outro Grand Siena Dualogic, mas de ano 2013, também apresenta problemas no automatizado. Ao engatar a ré, o dispositivo avisa para deixar em neutro e também fica imobilizado. A maioria dos casos de defeitos no Dualogic são associados ao sedã compacto, mas há casos de Punto também.
Neste último, por exemplo, uma unidade rodou os primeiros 2.000 km com a avaria, sendo 500 km apenas em testes de concessionária. Sempre em viagem, o câmbio passava para o neutro e o motor desligava. A Fiat afirma que os casos foram atendidos na garantia e que os defeitos estavam relacionados com componentes diferentes, não caracterizando vício sistêmico. Ou seja, não precisa de um recall.

Fonte: http://www.noticiasautomotivas.com.br/dualogic-automatizado-da-fiat-da-dor-de-cabeca-para-alguns-proprietarios/

Nenhum comentário:

Postar um comentário