quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Grand Siena, a volta ao Procon II [continuação].

02/10/2013, lá estou eu no Procon de Ribeirão Preto.
Na hora marcada a atendente grita meu nome, seguido de Lance Automóveis e Fiat Automóveis. Quatro pessoas entram na pequena sala, a atendente, duas advogadas e eu. Todos se identificam, eu como o consumidor, as duas advogadas como preposto da Fiat Automóveis.

Surpresa! Veio preposto da Fiat, não veio ninguém representando a concessionária Lance. 
Juro que pensei que ocorreria o inverso.

A atendente então pergunta se há acordo, e uma das advogadas da Fiat diz:
_ A Fiat pede que o consumidor entre em contato com o senhor tal, no telefone tal e marque uma visita de um engenheiro para avaliar o carro e se necessário fazer a manutenção.

A atendente então pede licença e sai da sala. Quinze minutos depois volta e explica:

_ Liguei para a Lance, falei com o responsável pelo jurídico, questionei se não haveria representante na audiência, um pouco perdido o rapaz respondeu que teve um compromisso e que não pode comparecer, mas que se o consumidor quiser levar o carro lá agora eles o atendem.

Com um sorriso amarelo respondo que não há o porquê de levar o Grand Siena de novo para a oficina, pois o mesmo já esteve lá por 12 vezes em 4 meses.

Ao ouvir isso uma das advogadas pergunta:
 _ Qual o ano desse carro?

Eu: _ 2013! É novo, ou deveria ser!

A atendente do Procon então lamenta:

_ Olha, eu realmente gostaria de te ajudar mais, porém, infelizmente, o Procon não tem poder coercitivo para obrigar o fabricante ou o revendedor a trocar o carro, acho que você está com a razão, porém terá de procurar a justiça nesse caso.

Explico a ela que já esperava tal desdobramento. Enquanto a atendente digita a [NÃO] conciliação, comentários sobre a marca e sobre a concessionária são feitos, alguns muito interessantes que guardarei apenas para mim, por enquanto.

Recebo então o Termo de Conciliação com a seguinte conclusão por parte do Procon:

"Em virtude dos fatos supracitados, e acordo firmado entre as partes este procedimento administrativo será arquivado como NÃO ATENDIDO, devendo o consumidor procurar o Poder Judiciário caso se sinta prejudicado, para apreciação e elucidação do assunto, devido ao alto grau de complexidade da questão aqui tratada."

Pego os documentos e me despeço de todos.

...

14:23h, meu celular toca, do outro lado um rapaz que se identifica como do jurídico da concessionária Lance.

Ele: _Sr Edson, não teve acordo lá no Procon hoje cedo?

Eu: _Não!

Ele: _Sr Edson, o que podemos fazer para ajudá-lo nesse caso, o que o senhor precisa para ter esse caso resolvido.

Eu: _Quero no mínimo a troca do carro ou o meu dinheiro de volta, pra ser bem sincero quero mais o meu dinheiro de volta, uma vez que não tenho mais confiança no modelo Grand Siena.

Ele: _Sr Edson vou conversar com os responsáveis na Fiat para ver o que podemos fazer e lhe dou um retorno hoje ou amanhã.

Desligamos.
...

Estou aguardando o retorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário