segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Donos de Fiat e Chevrolet passam aperto com problemas recorrentes.

O blog do publicitário Eduardo Henrique Silva Teixeira, Meu Onix Quebrou, está indicado ao lado.


Fonte: Vrum

Donos de Fiat e Chevrolet passam aperto com problemas recorrentes

Modelos das marcas apresentam graves problemas no motor, falhas e panes nos sistemas eletrônicos


Enio Greco - Estado de Minas
Eduardo Aquino - Estado de Minas

Publicação: 29/09/2013 15:52 Atualização: 29/09/2013 16:01

Imagine-se dirigindo seu carro em uma estrada e no momento da ultrapassagem o motor perde potência, não respondendo à aceleração. Essa situação extremamente perigosa aconteceu com o publicitário Eduardo Henrique Silva Teixeira, de 26 anos, proprietário de um Chevrolet Onix 1.0, que aos 7.090 quilômetros rodados quebrou a válvula do motor. Outros proprietários do modelo passaram pelo mesmo problema, mas a General Motors afirma que são casos isolados e que não há necessidade de convocação de recall, “por não representar risco à segurança”. Donos de Fiat Linea 1.9 também enfrentaram problema semelhante, com quebra de pistão e panes eletrônicas, gerando situações de risco.

Foi constatado que houve quebra da trava de uma das válvulas, danificando o pistão e o cabeçote. O carro foi rebocado até a concessionária. O Onix foi reparado, com a troca do cabeçote e do comando de válvulas, mas o publicitário constatou que o pistão danificado foi mantido, fato que o deixou revoltado. “Do jeito que ficou pode haver alteração na taxa de compressão, já que a cabeça do pistão está com a superfície danificada”, argumenta.

Por esse motivo, ele resolveu fazer valer seus direitos e solicitou que a GM troque seu carro por um novo. Eduardo chegou a trocar e-mails com Jaime Ardila, presidente da GM América do Sul, mas suas solicitações não foram atendidas. Diante disso, Eduardo resolveu acionar a GM na Justiça e criou o blog Meu Onix Quebrou.com.br e uma página no Facebook, relatando seu problema. Em pouco tempo descobriu outros 10 casos semelhantes ao seu, além de outros nos quais as travas das válvulas foram trocadas preventivamente por ocasião da revisão.

O Onix do publicitário permanece parado em Divinópolis. Ele alega que não vai andar com o carro até que a Justiça dê um veredicto sobre o caso. “Quero um carro novo, pois o meu foi desvalorizado diante de tudo o que aconteceu. O pós-venda da GM foi um lixo, fui tratado como um otário e eles desprezaram meus direitos como consumidor”, afirma.

Outro que teve o mesmo problema foi Carlos Costa, de Brasília, proprietário de um Onix 1.4. O cabeçote do motor do carro dele foi trocado aos 5 mil quilômetros e mesmo assim continuou fazendo ruídos estranhos. “Mandaram usar gasolina Podium, mas de nada adiantou, e depois disseram que o barulho no motor do Onix é normal e comum a várias unidades do modelo”, relatou Carlos em rede social. Já Maicon Lincon, de Sorocaba (SP), revela que seu Onix apresentou problemas de falhas e perda de potência várias vezes, o que o levou a perder a confiança no carro.

Válvula quebrada deixa marca em relevo no pistão (Eduardo Henrique Teixeira/Arquivo Pessoal)
Válvula quebrada deixa marca em relevo no pistão


RESPOSTA DA GM
 Questionada sobre os problemas nos motores do Chevrolet Onix, a GM encaminhou ao caderno Vrum a seguinte resposta: “Eventuais inconvenientes técnicos são tratados pontualmente junto à rede de concessionárias Chevrolet e à Central de Relacionamento Chevrolet (CRC), com instruções técnicas claras no intuito de melhor atender os clientes em relação aos seus veículos. A situação mencionada foi detectada em casos isolados e prontamente solucionada por meio do trabalho das concessionárias. Esclarecemos que o inconveniente relatado não está relacionado a uma situação de recall, por não afetar a segurança do condutor e dos ocupantes do veículo. Finalmente, reiteramos que os clientes que tiverem qualquer dúvida em relação ao seu veículo procurem a rede Chevrolet ou a CRC, pelo telefone 0800-702-4200”.

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