sexta-feira, 25 de abril de 2014

Revista Quatro Rodas: "Quase 120 reclamações de barulho na suspensão do Grand Siena e do Palio".

Abaixo matéria publicada na revista Quatro Rodas, edição de Abril de 2014, sobre as reclamações que a revista recebeu sobre o problema de barulho na suspensão do Grand Siena.

Não há link da matéria uma vez que ela foi escaneada da revista e me passada via Facebook.




sexta-feira, 18 de abril de 2014

Grand Siena, a 14ª vez na oficina - Parte 3

Quinta-feira, dia 17/04, logo cedo deixo o Uno Way emprestado na locadora e sigo de carona para a Lance Fiat.

Chego lá e falo com o supervisor da oficina. Segundo ele foram feitos os seguintes reparos no Grand Siena

* troca do sensor fase [de novo!] que resolve o problema da luz amarela da injeção acesa e do piloto automático não programar;
* alteraram também uma configuração no sensor do freio que estava muito "sensível" e que poderia influenciar também no piloto automático;
* troca dos frisos da porta dianteira e traseira do lado esquerdo que resolve o problema dos frisos soltando, que também reclamei.

O supervisor continua explicando que o meu carro foi analisado pela engenharia da Fiat em Betim [via computador]. Ele diz que segundo esse pessoal o carro não tem problemas, ele continua dizendo que andou vários quilômetros com o Grand Siena e que está tudo certo!

Retiro o carro e vou trabalhar.

Por volta de 17h horas faço várias tentativas de falar com o diretor da Lance Fiat, que no dia anterior, havia prometido conversar com alguns gerentes da Fiat sobre o meu caso. Quando enfim consigo falar com o diretor ele me diz que está ocupado e pede 3 minutos para retornar a ligação. Concordo. Ele não retorna.

Por volta de 20h saio de Ribeirão Preto e sigo para a casa dos meus pais a 280 quilômetros dali. Durante toda a viajem o piloto automático apresenta falha! Ele ora programa, ora não programa o mesmo defeito que reclamei e o mesmo defeito que os engenheiros da Fiat disseram estar resolvido!

Sábado, 19/04, por volta de 14:45h toca meu celular. Do outro lado da linha o diretor da Lance Fiat explica que quinta-feira foi uma correria e não conseguiu retornar a minha ligação, continua dizendo que esteve com o gerente regional da Fiat  naquele dia e que disse a ele pessoalmente que o meu caso não se resolveria com a extensão da garantia por mais 1 ano e que, na opinião dele, outra solução deveria ser adotada.

Ainda segundo o diretor da concessionária o gerente da Fiat ficou de avaliar o caso junto a todos os envolvidos na regional e dar um retorno a ele entre terça ou quarta-feira [22 ou 23/04] e me pede para aguardar.

Da minha parte respondo que aguardarei, mas já adianto a ele que o carro continua com o problema no piloto automático e que sendo assim o Grand Siena irá voltar para a oficina da Lance Fiat pela 15ª vez!

Terça-feira, 22/04, por volta de 8:00h da manhã, ligo para a regional da Fiat em Campinas e não consigo falar com o atendente que já conhece o meu caso. Algum tempo depois ele me retorna, como estou na rodovia, paro o Grand Siena no acostamento. No telefone explico ao atendente que peguei o carro e que o mesmo continua com o problema do piloto automático, emendo dizendo que a engenharia da Fiat não avaliou o carro corretamente. Peço a ele que dê o encaminhamento necessário para o caso internamente. Ele diz que o fará e me dará um retorno [não me dá prazo].

Desligo a ligação, ligo o Grand Siena, saio do acostamento, ligo o piloto automático e ele simplesmente não aciona!

Grand Siena, a 14ª vez na oficina - Parte 2

Deixei o Grand Siena pela 14ª vez na concessionária na sexta-feira, dia 04/04, apenas 3 dias depois de retirá-lo de lá no dia 01/04. Aqui você pode ler maiores detalhes: Grand Siena, a 14ª vez na oficina - Parte 1.

Segunda-feira, dia 07/04 faço várias tentativas de falar na regional Campinas da Fiat com o atendente que já está ciente do meu caso. Sem sucesso!

No final da tarde o atendente retorna  minhas ligações e explica que já está com todo o histórico do meu carro e irá levar tudo para um tal de "Comitê" que irá analisar minhas solicitações. Ainda segundo ele esse "Comitê" se reúne toda terça-feira, portanto me dará um retorno até na próxima quarta-feira, dia 09/04.

Quarta feira, o atendente da Fiat me liga, diz que ainda não tem resposta sobre o meu caso, me pede para aguardar até a próxima sexta-feira. Chega sexta-feira, nada de resposta.

Segunda-feira, dia 14/04, me liga o diretor da Lance Fiat, me passa um valor e pede para que eu pense nele para que, em uma eventual troca, esse seja a "moeda" a ser negociada com a Fiat. Fico de retornar.

Quarta-feira, dia 16/04, já estou planejado de ir a Lance Fiat para continuarmos a conversa iniciada via telefone na segunda. Naquela tarde o atendente da regional Campinas da Fiat me liga e diz que o Grand Siena está disponível na concessionária, continua explicando que o tal Comitê avaliou o meu caso e que segundo informações não há o porquê de trocar o carro ou devolver o meu dinheiro uma vez que o Grand Siena está consertado e em perfeito estado de funcionamento. Contudo, ele diz, eles irão me dar mais 1 ano de garantia. Por fim, devo devolver o carro emprestado até no dia seguinte e pegar o Grand Siena na concessionária.

Sigo para a Lance Fiat, lá o diretor me diz que tudo mudou, o que ele havia me falado na segunda-feira já não vale mais, para que eu esqueça o tal valor mencionado na conversa via telefone e que o meu carro está disponível e definitivamente consertado.

Conversamos por um longo tempo, questiono a ele o que a Lance Fiat poderiam fazer por mim, ele me passa um determinado valor a ser pago no meu carro [valor irrisório, na minha opinião] e faria o preço de custo em qualquer outro carro do estoque, segundo ele a Lance quer resolver, mas não pode pagar muito pelo o Grand Siena.

A conversa se estende e ele diz concorda comigo quando digo que 1 ano a mais de garantia não resolve o meu problema e continua explicando que irá tentar me ajudar falando com os responsáveis na fábrica, buscando a melhor solução. Diz ainda que no dia seguinte estará em reunião com algumas pessoas da montadora Fiat e que iria levar o meu caso direto a eles, pede que eu ligue então no dia seguinte por volta das 15h.

Continua...

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Jornal Estado de Minas: Fiat Grand Siena decepciona proprietários com diversos problemas mecânicos.


Abaixo matéria publicada originalmente no Jornal Estado de Minas.
Com a palavra, a Fiat.


Fonte: Jornal Estado de Minas

Fiat Grand Siena decepciona proprietários com diversos problemas mecânicos

Taxistas que apostaram na compra do Grand Siena devido ao sucesso da geração anterior do sedã estão insatisfeitos com vários defeitos apresentados pelo modelo
Paulo Henrique Vivas- Estado de Minas
Publicação:03/04/2014 11:13 Atualização:


Em time que está ganhando não se mexe. Foi pensando nesse velho ditado e motivados pelo sucesso e baixo custo de manutenção da primeira geração do Fiat Siena que um grande número de taxistas de Belo Horizonte optou por adquirir o Grand Siena, lançado em 2012. Mas o resultado não tem sido o esperado, pois essa nova geração do sedã compacto, que recebeu desenho e interior novos, tem apresentado diversos problemas mecânicos e decepcionado tanto os motoristas de praça quanto outros proprietários de modelos particulares.

O mecânico Roney Cesar, da oficina Só Táxi, afirma que chega a receber, semanalmente, cerca de 30 unidades de Grand Siena, com vários tipos de defeitos, dentre os quais os mais comuns estão relacionados aos sistemas de suspensão e transmissão. “Em seis meses, cheguei a trocar mais de 20 caixas de marcha avariadas, sendo que consertei mais de 30 no período, todas apresentando vazamento de óleo”, conta Roney, que destaca também a incidência de um barulho crônico na suspensão dianteira do sedã.

Rodney Antonio da Silva, taxista e dono de um Grand Siena Attractive 1.4 2013, com 62 mil quilômetros, conta que foi até a oficina para trocar a embreagem do seu carro pela segunda vez. “A primeira troca foi aos 43 mil quilômetros e, inacreditavelmente, com menos de 20 mil quilômetros, outro conjunto de embreagem teve que ser instalado.” Silva relata que a bateria do seu carro durou apenas quatro meses e que a caixa de marchas precisou de um novo retentor para conter um vazamento. Ele também reclama de um incômodo ruído seco proveniente da suspensão dianteira, que nunca é solucionado, apesar de já ter levado o veículo à concessionária Strada para a verificação.


Efraim de Almeida fica inseguro com barulho no airbag frontal


Desde a primeira revisão, o taxista Efraim Ribeiro de Almeida, proprietário de um Grand Siena 1.4 Tetrafuel 2014, que está com 38 mil quilômetros, alerta a concessionária Strada a respeito de um vazamento na caixa de marchas que insiste em continuar. “Além do vazamento na caixa, o airbag do lado do passageiro apresenta um dispositivo interno solto que tem incomodado e causado insegurança”. Cansado de aguardar os reparos para o veículo, que é sua ferramenta de trabalho, Almeida decidiu reivindicar seus direitos de consumidor na Justiça.

Outros problemas que o mecânico Roney Cesar enumera e que são facilmente encontrados no Grand Siena estão nos discos de freio, que empenam com frequência, rolamentos avariados, folga nos coxins da suspensão e a mangueira superior do radiador estoura facilmente. “Gostaria de saber e entender o que a Fiat fez com esse Grand Siena, pois a geração anterior do modelo não apresentava tantos problemas. Pelo contrário, a maioria dos clientes da oficina que tem a geração anterior do Siena está muito satisfeita”, comentou Cesar.

DECEPÇÃO

Jadison Benevenuto dos Santos, que trabalha como taxista há 35 anos, ressalta que, nesse período, teve diversos modelos da Fiat. Porém, ele afirma que nenhum outro carro deu tanta dor de cabeça quanto o seu atual Grand Siena Essence 1.6 2013, que está com 30 mil quilômetros e 10 meses de uso: “A embreagem quebrou aos 15 mil quilômetros e a suspensão bate muito. O motor de arranque já foi substituído e também tive problemas com a parte elétrica e a fechadura do porta-malas”. Muito decepcionado, Santos afirma que este é o último carro que adquire da marca italiana.




Mais um caso de barulho na suspensão foi verificado no Grand Siena Essence 1.6 2013/2014 do analista de sistemas Paulo Marcelo Alves. “A sensação é de que tem alguma coisa batendo. Quando levei o veículo pela primeira vez à rede autorizada, os procedimentos adotados foram o ajuste e a lubrificação do batente da suspensão, que nada resolveram”, declarou. Recentemente, Alves retornou à concessionária Tecar para uma nova tentativa de solucionar o defeito: “Dessa vez trocaram os amortecedores dianteiros, coifas e o batente da suspensão, mas o problema ainda continua. Isso é uma falha de projeto do veículo e um desrespeito com o consumidor. Cheguei a andar em um modelo semelhante ao meu com apenas 500 quilômetros e ele apresentou a mesma situação. Estou bastante frustrado”.

FABRICANTE Consultada, a assessoria da Fiat informou que não há uma única resposta para os casos apresentados e que para um melhor esclarecimento sobre a questão seria necessário um levantamento dos históricos dos veículos envolvidos.





segunda-feira, 7 de abril de 2014

Grand Siena, a 14ª vez na oficina - Parte 1

Retirei o Grand Siena da Lance Fiat, no final tarde de 01/04, depois de 15 dias na oficina, como podem ler alguns posts abaixo.

Na quarta-feira, dia 02/04, ao voltar para casa estou fazendo alguns testes no carro quando percebo que o piloto automático simplesmente para de programar.

Aquela altura já estava bravo, acabara de retirar o carro da concessionária e o mesmo apresentava problemas de novo?! E pior, esse mesmo problema já havia ocorrido e também já havia sido corrigido! Por que afinal ele voltou? 

Chego em casa, ligo para a concessionária, questiono o supervisor da oficina que me diz que não mexeram em nada relacionado ao piloto automático. Depois de alguma conversa fico de fazer mais alguns testes e desligo o telefone.

Sexta-feira, 04/04, logo cedo. Menos de 72 horas depois de retirar o Grand Siena da concessionária pego a rodovia para uma pequena viajem com o carro. Durante a viajem lá está o problema do piloto automático. 

Estresse!

O Grand Siena na oficina da Lance Fiat pela 14ª vez.
Chego à cidade destino, e depois de atender meus clientes paro o carro em uma rua qualquer e ligo para a Lance Fiat. Falo agora com o gerente comercial e exijo que o diretor da concessionária me atenda ainda naquele dia. Combinamos então uma reunião para após às 17:00h, depois do meu expediente.

Pego a rodovia de volta para Ribeirão Preto. Ando alguns poucos quilômetros quando de repente, no painel, acende uma luz amarela seguida da mensagem " Verificar Motor"

EU NÃO ACREDITO! DE NOVO?! É A SEGUNDA VEZ QUE O MESMO PROBLEMA ACONTECE. LUZ AMARELA DA INJEÇÃO ACESA NO PAINEL E MENSAGEM "Verificar Motor".

A primeira vez que esse problema ocorreu eu contei no post: Grand Siena, um pesadelo que vira realidade.

Pego o telefone, ligo de novo para o gerente comercial da Lance Fiat, e digo que a reunião às 17:00h está cancelada, estou indo para a concessionária naquele instante.

Até chegar a concessionária, estou correndo risco de sofrer um acidente, pois o carro se arrasta.Quando essa luz acende o motor perde a potência.

Chego a Lance Fiat por volta de 12:00h.

Luz amarela no painel do Grand Siena, pela segunda vez.
Lá, enfaticamente, falei com:

* o gerente comercial;
* o supervisor da oficina;
* o gerente da oficina;
* o diretor da concessionária.

Resumidamente expliquei a todos eles que:

1) EU NÃO QUERO MAIS ESSE CARRO, NA VERDADE NÃO QUERO MAIS CARRO NENHUM DA FIAT, EU QUERO O MEU DINHEIRO DE VOLTA, NÃO CONFIO EM UM CARRO QUE EM 11 MESES PRECISA IR 14 VEZES PARA OFICINA;

2) Estou correndo sério risco de perder meu emprego por conta dos diversos problemas do carro, meu gerente já me chamou a atenção em pelo menos duas ocasiões, por conta das horas perdidas para levar o carro e retirá-lo da concessionária;

3) O meu caso não é um simples caso de assistência técnica, está bem claro que esse carro não tem conserto, quando resolve um problema outros aparecem. Dessa vez apareceram dois problemas que já haviam sido consertados em ocasiões anteriores.

4) Se o caso não é normal a solução também não pode ser, impossível ninguém "enxergar" o óbvio: esse carro não tem conserto.

O pessoal da oficina passa um computador no Grand Siena. Diagnóstico: necessário trocar o sensor fase [ de novo!!!] e fazer um ajuste no sensor do freio. Segundo eles em uma hora estarei liberado.

Recuso!

Explico que essa semana estarei viajando com um gerente nacional da empresa onde trabalho com o meu carro. Nunca que eu vou arriscar a andar com um carro que pode parar a qualquer momento e deixar o gerente nacional e eu parados em uma rodovia qualquer.

Converso com o diretor da concessionária, segundo ele a Lance Fiat não pode me emprestar um carro e também não pode me devolver o dinheiro, essa é a posição oficial da Lance Fiat.

Ele então liga para o engenheiro, que me entregou o Grand Siena a menos de 72 horas antes. Via telefone, falo com ele e repasso os quatro pontos acima e adiciono:

5) Quero um carro emprestado, podem ficar com o Grand Siena. Não vou viajar com meu gerente nacional com um carro que só dá problemas;

6) Além disso peço que ele fale internamente na Fiat, e repasse aos gerentes, diretores e quem quer que seja a minha insatisfação e as minhas solicitações.

Depois de um bom tempo de conversa fica definido que a Fiat irá me emprestar um carro e o Grand Siena ficará pela 14ª vez na oficina.

Continua... 

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Grand Siena, retirando o carro pela 13ª vez da concessionária - Parte 2

A parte 2 desse post, a primeira intenção, era falar sobre o atendimento que recebi do engenheiro da Fiat e do supervisor de assistência técnica da Lance Fiat.

Não será feito!

O Grand Siena, saiu da Lance Fiat, na última terça-feira, dia 02/04 por volta de 18:30h, e voltou hoje, dia 04/04 por volta de 12:00h, com problemas que já apresentaram, já corrigiram e que agora voltaram!

Maiores informações no próximo post!

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Grand Siena, retirando o carro pela 13ª vez da concessionária - Parte 1

Deixei o Grand Siena na Lance Fiat em Ribeirão Preto no dia 14/03 por volta de 17:30h com a informação que buscaria o carro na quarta feira, dia 19/03.

No dia marcado chego à concessionária e ai passo por tudo o que foi publicado nos links abaixo.




O primeiro prazo que me foi passado é que eu poderia pegar o carro dali seis dias [cinco dias para chegar a peças do câmbio + um dia para trocar].

Dia 23, sete dias depois de ter deixado o carro na concessionária, após o almoço, ligo para a Lance Fiat, a previsão é para o próximo dia, no máximo na sexta-feira, dia 25.

Sexta-feira, a Lance Fiat me liga, a previsão mudou novamente, agora é para segunda, dia 31. Segunda-feira a tarde eu ligo para a concessionária, segundo o supervisor o Grand Siena está pronto, porém o engenheiro da Fiat quer me entregar o mesmo pessoalmente, pergunta se posso pegar na terça-feira dia 01/04. Concordo!

O Grand Siena, limpo, na retirada da Lance Fiat
Terça-feira, explico ao meu gerente o que acontece e saio da reunião da empresa antes do término. Vou até a locadora, entrego o carro emprestado, limpo. Porém para a locadora o carro está sujo e deve ser lavado! Tenho de pagar uma taxa de R$ 20,00. Pago e pego um recebido [serei reembolsado posteriormente].

17:15h aproximadamente, chego à Lance Fiat, parado próximo ao atendente lá está o Grand Siena, lavado e limpo!

Vem o engenheiro e o supervisor da Lance Fiat, saímos os três para darmos uma volta com o Grand Siena, vou dirigindo.

De imediato já percebo que a direção está mais firme. Enquanto andamos conversamos e o engenheiro explica:

Foram substituídos o conjunto coroa e pinhão do carro o que diminuiu bastante o ruído do carro quando na velocidade de 80km/h ou menos. Testo o carro e constato que realmente o barulho diminuiu. Ele ainda está lá, mas em um volume bem mais baixo que antes da manutenção.

O engenheiro continua, também foram substituídos coxins e batentes da suspensão dianteira e traseira. Alego que foi feita a mesma manutenção na suspensão dianteira há algum tempo atrás e que o barulho voltou. Ele explica que agora essas peças passaram por melhoria por parte do fornecedor da Fiat, segundo ele o barulho não voltará.

O carro teve as 4 rodas desempenadas [serviço feito fora da concessionária e paga por eles], foi feito alinhamento e balanceamento e a caixa de direção foi trocada devido a um vazamento de óleo que a concessionária detectou. Não é mais para o carro ficar "puxando". Ao dirigir constato que tudo indica que o carro não está puxando, porém o volante continua torto. O engenheiro diz que o que eles podem fazer foi feito para o volante ficar o mais reto possível. Depois de alguma argumentação e testes ele concorda comigo que o volante continua torto [para direita], mas diz que isso não prejudica a direção e me assegura que o carro está alinhado.

Digo à ele que entendo, e inclusive agradeço a atenção dispensada para o meu caso, porém não concordo com o volante torto. Comprei um carro e quero dirigi-lo com o volante reto. Por mínimo que seja eu consigo perceber essa falha no volante e isso me incomoda e muito ao dirigir.
Resumido, a Fiat não pode fazer mais nada para esse caso. O volante continua torto.

Voltamos à concessionária. 

Saímos do Grand Siena e vamos ver o friso do porta-malas que estava soltando. Lá continua o friso, parcialmente solto. Rapidamente o supervisor vai verificar se tem o mesmo no estoque. Enquanto isso faço uma inspeção em todos os frisos do carro e constato mais dois [da porta do motorista e da porta traseira do mesmo lado] que estão soltando na ponta.

A Lance Fiat troca o friso do porta malas os outros dois frisos das portas terei de voltar à concessionária para trocá-los assim que eles receberem.

Continua...