quarta-feira, 30 de outubro de 2013

O Grand Siena [ainda] aguardando retorno da Lance Fiat

Como narrado no post do dia 02/10/2013, [aqui] depois de faltar a conciliação no Procon, uma pessoa responsável pelo jurídico da concessionária Lance Fiat de Ribeirão Preto me ligou, perguntando o que poderia fazer para ajudar na minha situação e se dispôs a entrar em contato com os responsáveis na Fiat Brasil buscando solucionar os problemas do meu carro e uma resposta para as minhas reivindicações. Nas palavras dele o retorno viria até, no máximo, no dia seguinte.

Hoje faz 23 dias desse contato e eu continuo aguardando...

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Donos de Fiat e Chevrolet passam aperto com problemas recorrentes.

O blog do publicitário Eduardo Henrique Silva Teixeira, Meu Onix Quebrou, está indicado ao lado.


Fonte: Vrum

Donos de Fiat e Chevrolet passam aperto com problemas recorrentes

Modelos das marcas apresentam graves problemas no motor, falhas e panes nos sistemas eletrônicos


Enio Greco - Estado de Minas
Eduardo Aquino - Estado de Minas

Publicação: 29/09/2013 15:52 Atualização: 29/09/2013 16:01

Imagine-se dirigindo seu carro em uma estrada e no momento da ultrapassagem o motor perde potência, não respondendo à aceleração. Essa situação extremamente perigosa aconteceu com o publicitário Eduardo Henrique Silva Teixeira, de 26 anos, proprietário de um Chevrolet Onix 1.0, que aos 7.090 quilômetros rodados quebrou a válvula do motor. Outros proprietários do modelo passaram pelo mesmo problema, mas a General Motors afirma que são casos isolados e que não há necessidade de convocação de recall, “por não representar risco à segurança”. Donos de Fiat Linea 1.9 também enfrentaram problema semelhante, com quebra de pistão e panes eletrônicas, gerando situações de risco.

Foi constatado que houve quebra da trava de uma das válvulas, danificando o pistão e o cabeçote. O carro foi rebocado até a concessionária. O Onix foi reparado, com a troca do cabeçote e do comando de válvulas, mas o publicitário constatou que o pistão danificado foi mantido, fato que o deixou revoltado. “Do jeito que ficou pode haver alteração na taxa de compressão, já que a cabeça do pistão está com a superfície danificada”, argumenta.

Por esse motivo, ele resolveu fazer valer seus direitos e solicitou que a GM troque seu carro por um novo. Eduardo chegou a trocar e-mails com Jaime Ardila, presidente da GM América do Sul, mas suas solicitações não foram atendidas. Diante disso, Eduardo resolveu acionar a GM na Justiça e criou o blog Meu Onix Quebrou.com.br e uma página no Facebook, relatando seu problema. Em pouco tempo descobriu outros 10 casos semelhantes ao seu, além de outros nos quais as travas das válvulas foram trocadas preventivamente por ocasião da revisão.

O Onix do publicitário permanece parado em Divinópolis. Ele alega que não vai andar com o carro até que a Justiça dê um veredicto sobre o caso. “Quero um carro novo, pois o meu foi desvalorizado diante de tudo o que aconteceu. O pós-venda da GM foi um lixo, fui tratado como um otário e eles desprezaram meus direitos como consumidor”, afirma.

Outro que teve o mesmo problema foi Carlos Costa, de Brasília, proprietário de um Onix 1.4. O cabeçote do motor do carro dele foi trocado aos 5 mil quilômetros e mesmo assim continuou fazendo ruídos estranhos. “Mandaram usar gasolina Podium, mas de nada adiantou, e depois disseram que o barulho no motor do Onix é normal e comum a várias unidades do modelo”, relatou Carlos em rede social. Já Maicon Lincon, de Sorocaba (SP), revela que seu Onix apresentou problemas de falhas e perda de potência várias vezes, o que o levou a perder a confiança no carro.

Válvula quebrada deixa marca em relevo no pistão (Eduardo Henrique Teixeira/Arquivo Pessoal)
Válvula quebrada deixa marca em relevo no pistão


RESPOSTA DA GM
 Questionada sobre os problemas nos motores do Chevrolet Onix, a GM encaminhou ao caderno Vrum a seguinte resposta: “Eventuais inconvenientes técnicos são tratados pontualmente junto à rede de concessionárias Chevrolet e à Central de Relacionamento Chevrolet (CRC), com instruções técnicas claras no intuito de melhor atender os clientes em relação aos seus veículos. A situação mencionada foi detectada em casos isolados e prontamente solucionada por meio do trabalho das concessionárias. Esclarecemos que o inconveniente relatado não está relacionado a uma situação de recall, por não afetar a segurança do condutor e dos ocupantes do veículo. Finalmente, reiteramos que os clientes que tiverem qualquer dúvida em relação ao seu veículo procurem a rede Chevrolet ou a CRC, pelo telefone 0800-702-4200”.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O Grand Siena e o presidente mundial da Fiat.

Dia 21/9/2013 vai ficar marcado para mim, foi o dia em que tive um pesadelo e ele se tornou realidade [leia o post " Grand Siena, um pesadelo que vira realidade" ].

Por coincidência nesse mesmo dia um amigo aqui do blog deixou o seguinte comentário:

suamiribeiro deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Grand Siena, a volta ao Procon [continuação]": 


Conversa iniciada hoje

10:26
Izolda Miguez
Prezado, estou usando o Face da minha esposa.
Entrei no teu Face só pra te informar o email e o endereço do Presidente da Fiat Mundial em Torino na Itália. Sergio Marchionne
Mando também o endereço do Presidente da Fiat para a América Latina.
Eu mandei um email e uma carta com fotos para o Sergio e assim que ele recebeu o email mandou que a secretária do Bellini me ligasse e nós já agendamos a visita de um engenheiro para avaliar meu carro.
espero que vc também tenha sucesso. Vamos nos unir e lutar!!
Fiat Mundial: Corso Giovanni Agnelli, 200, CAP. 10.135, Torino - Itália.
Fiat para América Latina: Cledorvino Bellini.
Rua do Paraiso, 148, 11º andar. CEP. 04 103-000, São Paulo - SP.
Eu sou Suami Ribeiro e vc comentou minha postagem no Reclameaqui. Agradeço seu comentário e peço que divulgue estas informações.
Grato e um bom dia. 

Primeiro, quero agradecer ao Suami Ribeiro, muito obrigado por compartilhar das informações que conseguiu. 

Depois explicar que fiz algumas pesquisas rápidas na internet e vi que o e-mail do senhor Sergio Marchionne é bem fácil de se conseguir via Google, consultem o link a seguir:


Além disso, os endereços são públicos e comerciais da Fiat também bem fáceis de se achar via Google.


Um e-mail ao senhor Sergio Marchionne foi enviado, no dia 22/09 às 21:54h, por mim, em inglês, resumindo tudo o que tenho passado com o carro da marca que ele representa, indiquei a ele também o endereço desse blog. 

Demorei a publicar as informações [porém as mesmas estavam nos comentários], pois resolvi dar um tempo para caso o e-mail fosse lido e respondido ou a montadora Fiat entrasse em contato.

Infelizmente não foi o que aconteceu.

De lá para cá, não tive resposta do e-mail e nem contato por parte da montadora Fiat, deixando bem claro assim que não tive a mesma sorte que o Sami.

Publicarei o e-mail que enviei ao senhor Sérgio em breve.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O Grand Siena aguardando o retorno da Lance Fiat.

Como narrado no post anterior, no dia 02/10/2013, há exatamente uma semana atrás, depois de faltar a conciliação no Procon, uma pessoa responsável pelo jurídico da concessionária Lance Fiat de Ribeirão Preto me ligou, perguntando o que poderia fazer para ajudar na minha situação e se dispôs a entrar em contato com os responsáveis na Fiat Brasil buscando solucionar os problemas do meu carro e uma resposta para as minhas reivindicações. Nas palavras dele o retorno viria até, no máximo, no dia seguinte.

Hoje faz 7 dias desse contato e eu continuo aguardando...

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Grand Siena, a volta ao Procon II [continuação].

02/10/2013, lá estou eu no Procon de Ribeirão Preto.
Na hora marcada a atendente grita meu nome, seguido de Lance Automóveis e Fiat Automóveis. Quatro pessoas entram na pequena sala, a atendente, duas advogadas e eu. Todos se identificam, eu como o consumidor, as duas advogadas como preposto da Fiat Automóveis.

Surpresa! Veio preposto da Fiat, não veio ninguém representando a concessionária Lance. 
Juro que pensei que ocorreria o inverso.

A atendente então pergunta se há acordo, e uma das advogadas da Fiat diz:
_ A Fiat pede que o consumidor entre em contato com o senhor tal, no telefone tal e marque uma visita de um engenheiro para avaliar o carro e se necessário fazer a manutenção.

A atendente então pede licença e sai da sala. Quinze minutos depois volta e explica:

_ Liguei para a Lance, falei com o responsável pelo jurídico, questionei se não haveria representante na audiência, um pouco perdido o rapaz respondeu que teve um compromisso e que não pode comparecer, mas que se o consumidor quiser levar o carro lá agora eles o atendem.

Com um sorriso amarelo respondo que não há o porquê de levar o Grand Siena de novo para a oficina, pois o mesmo já esteve lá por 12 vezes em 4 meses.

Ao ouvir isso uma das advogadas pergunta:
 _ Qual o ano desse carro?

Eu: _ 2013! É novo, ou deveria ser!

A atendente do Procon então lamenta:

_ Olha, eu realmente gostaria de te ajudar mais, porém, infelizmente, o Procon não tem poder coercitivo para obrigar o fabricante ou o revendedor a trocar o carro, acho que você está com a razão, porém terá de procurar a justiça nesse caso.

Explico a ela que já esperava tal desdobramento. Enquanto a atendente digita a [NÃO] conciliação, comentários sobre a marca e sobre a concessionária são feitos, alguns muito interessantes que guardarei apenas para mim, por enquanto.

Recebo então o Termo de Conciliação com a seguinte conclusão por parte do Procon:

"Em virtude dos fatos supracitados, e acordo firmado entre as partes este procedimento administrativo será arquivado como NÃO ATENDIDO, devendo o consumidor procurar o Poder Judiciário caso se sinta prejudicado, para apreciação e elucidação do assunto, devido ao alto grau de complexidade da questão aqui tratada."

Pego os documentos e me despeço de todos.

...

14:23h, meu celular toca, do outro lado um rapaz que se identifica como do jurídico da concessionária Lance.

Ele: _Sr Edson, não teve acordo lá no Procon hoje cedo?

Eu: _Não!

Ele: _Sr Edson, o que podemos fazer para ajudá-lo nesse caso, o que o senhor precisa para ter esse caso resolvido.

Eu: _Quero no mínimo a troca do carro ou o meu dinheiro de volta, pra ser bem sincero quero mais o meu dinheiro de volta, uma vez que não tenho mais confiança no modelo Grand Siena.

Ele: _Sr Edson vou conversar com os responsáveis na Fiat para ver o que podemos fazer e lhe dou um retorno hoje ou amanhã.

Desligamos.
...

Estou aguardando o retorno.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Grand Siena, a volta ao Procon II

Amanhã, 02/10/2013, está marcada audiência conciliatória com a Fiat Automóveis S/A e Lance Comércio de Veículos no Procon de Ribeirão Preto.

Óbvio que não posso prever o futuro, mas tenho uma vaga idéia do que acontecerá.

Aguardem, conto tudo depois.