segunda-feira, 29 de julho de 2013

O recall da Fiat.

Fiat inicia recall de 3 mil carros dos modelos Palio e Strada

SÃO PAULO - A Fiat inicia nesta segunda-feira o recall dos veículos Palio Fire Economy 2 portas e 4 portas, Strada Fire 1.4 flex e Strada Fire cabine estendida 1.4 Flex, anos 2012 e 2013, equipados com air bag duplo.

O chamado deve-se a problemas nos fechos de fixação dos cintos de segurança dianteiros dos assentos do motorista e do passageiro. Segundo a convocação da montadora, são 3.029 veículos envolvidos no chamado.
Segundo o comunicado, "a Fiat não tem conhecimento de nenhum fato real, mas, em caso de acidente, os fechos dos cintos de segurança dianteiros podem se romper, intensificando o contato do motorista e/ou do passageiro com a bolsa do air bag inflada, o que pode causar lesões físicas aos usuários".
Para a troca do equipamento, é necessário o prévio agendamento, em toda a rede de concessionárias da Fiat do território brasileiro pelo telefone 0800 707 1000 ou no site - www.fiat.com.br.
Fonte: http://economia.estadao.com.br/noticias/negocios-industria,fiat-inicia-recall-de-3-mil-carros-dos-modelos-palio-e-strada,160387,0.htm

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Grand Siena, um outro dia na assistência técnica.

O dia começou hoje com o taxista pegando a mim e a minha esposa [grávida de 5 meses] em casa. Esposa entregue no serviço, taxista dirige-se a concessionária Lance Fiat. Recibo da corrida devidamente preenchido [ressarcimento virá posteriormente] entro à concessionária por volta das 7:40h da manhã.

Ontem, quando o carro parou e acionei o sistema Confiat, por estar já no final da tarde e fora do horário comercial, o carro foi direto para o pátio do guincho e hoje seria entregue na concessionária na primeira hora [disseram-me].

Oito horas da manhã faço a primeira ligação ao Confiat, explico a situação e digo que estou aguardando o carro na concessionária. A atendente prontamente responde que até meio-dia ele chegará. Questiono que a promessa era no primeiro horário, ela simplesmente repete a informação: até o meio-dia chega!

Uma hora depois, na Lance Fiat, estou reclamando com o vendedor, que me leva para o gerente que me leva para o diretor da loja. Penso eu “agora resolve”, penso errado.

26/7/2013 às 11:19h. Grand Siena parado na oficina da Lance Fiat
Depois de relatar todo o ocorrido ao diretor, ele faz algumas ligações, fala com o gerente da oficina que alega que só não consertaram o Grand Siena, pois eu não o deixei tempo suficiente [ué 8 vezes não são suficientes, entre elas 2 dias inteiros intercalados e diversas horas!] na assistência técnica. Diz ainda que o Grand Siena [guinchado] ainda não chegou e que precisamos aguardar.

Expliquei sistematicamente que sou vendedor, que tenho um trabalho que depende do carro, que tenho visita marcada para hoje na cidade de Mococa [aproximadamente 115 km de Ribeirão Preto] e que tenho um número de vendas para fazer, especialmente porque estamos no final do mês, e que, assim como a Lance Fiat, eu tenho metas de venda e que meu gerente não será tão compreensivo quando eu disser a ele que minha cota não foi atingida única e exclusivamente porque fui privado de trabalhar por defeitos do meu Grand Siena.

Tudo em vão! O máximo que consigo é que vão fazer uma análise assim que o carro chegar no guincho.

Por falar no carro, são 11:06h, ele ainda não chegou, ligo novamente na Confiat que me diz que ele chegou sim. Pesquiso dentro da Lance Fiat e descubro que o carro chegou há uns 20 minutos. Avisar o cliente para quê?

Meio-dia. Volto a falar com o diretor da concessionária e com o gerente da assistência técnica que me diz que o problema do carro é a bomba d´água que queimou.

Já o diretor diz que a única coisa que pode fazer é me garantir que o carro sairá hoje às 17:00h com o problema do superaquecimento consertado. Os demais defeitos [piloto automático, suspensão com barulho, volante torto], bom esses eu terei de levar novamente o Grand Siena na concessionária na próxima segunda-feira e que dentro de, no máximo, 1 dia e meio estará tudo resolvido.

Resumindo então: perdi mais um dia de trabalho com o carro na concessionária Lance Fiat, tive de desmarcar as visitas programadas do dia, tive de tentar explicar ao meu gerente que ficaria trabalhando por meio de telefone e e-mail hoje por conta dos problemas do Grand Siena.

Cinco horas da tarde, volto à Lance Fiat, lá vem o Grand Siena. No balcão chega um cliente com um Bravo, também guinchado, e comenta com um terceiro cliente que se ele tem um Fiat é bom ter seguro, afinal o Bravo dele já foi para assistência 5 vezes em 2 anos. Brinco com ele dizendo que ele está no lucro, o meu Grand Siena estava ali pela 9º vez em pouco mais de 2 meses de uso e vai ter que voltar uma 10º vez.

Ao pegar a ordem de serviço peço para também receber o laudo da manutenção. Prontamente sou atendido.

Solicito então o laudo das outras 8 visitas a Lance Fiat é quando um supervisor me diz que não posso ter acesso aos laudos das manutenções anteriores, que as ordens de serviço que tenho [que só tem as minhas reclamações e nada sobre o que foi feito] é o que a Lance Fiat entrega ao cliente. Questiono por que estou recebendo o laudo dessa última manutenção e não posso receber o laudo das demais. Ele não sabe me explicar.

Para não criar brigas chego a conclusão que essa será mais uma solicitação que terei de fazer na justiça.

#FiatNuncaMais

quinta-feira, 25 de julho de 2013

#FiatNuncaMais

Fiat Grand Siena parado com defeito na rodovia
25/7/2013 às 18:05h. Parado no km 20 da SP-255, sentido Araraquara-Ribeirão Preto

Inicialmente, a intenção desse segundo post era descrever aqui como foi a primeira vez que levei o carro na assistência técnica da concessionária Lance Fiat Ribeirão Preto e a partir dai descrever em cada post a outras sete idas a assistências técnica. 

Contudo vou ter que quebrar a a sequência, anteriormente planejada, pois o meu Grand Siena [dito novo] simplesmente parou hoje na rodovia.

Eu estava voltando de uma visita a um cliente na cidade de Araraquara, quando, faltando 20 km para chegar em Ribeirão Preto um aviso apareceu no painel indicando super aquecimento do carro e pedindo para que parasse o mesmo.

Como indicado no painel, parei o carro! Abri o capô e vi que havia água espirrada para todos os lados próximo ao reservatório de água do carro. Procurei por alguma mangueira solta, o que não encontrei. 

Esperei um pouco, para ver se o carro esfriava e assim pudesse continuar a viajem, enquanto isso chegou uma viatura da concessionária da Autovias. 

Aguardei mais um pouco, peguei água na viatura da Autovias, liguei o carro e coloquei água no reservatório pensando que talvez pudesse ser nível baixo de água que fez o Grand Siena parar. Ao colocar a água o reservatório simplesmente "cuspia" a água para fora.

Não teve jeito tive que chamar um guincho para rebocar o carro até Ribeirão Preto.

Hoje por conta de MAIS UM PROBLEMA do Grand Siena, minha esposa [grávida de 5 meses] teve que se virar para voltar do serviço para casa, eu fiquei 1h parado na rodovia esperando guincho, cheguei na minha casa já eram 20h e amanhã estou sem carro para trabalhar.

Sou vendedor, estou na última semana do mês onde o trabalho é mais intenso, onde dependo mais do meu veículo e mais uma vez o Grand Siena apresenta um defeito.

Como dito no post anterior, o veículo não tem 3 meses de uso e já o levei na assistência técnica 8 vezes [!] e amanhã será a 9ª!

Nessa semana ele também começou apresentar um barulho na suspensão ao passar em ondulações. Ele faz um "cloc", esse defeito é comum no Grand Siena, basta fazer uma pesquisa rápida na internet para constatar que há várias reclamações pelo mesmo defeito.

Além de tudo isso o carro continua com os defeitos: volante torto, piloto automático desativando, às vezes o piloto automático não ativa. Esses problemas estão no carro desde os primeiros dias de uso.

Até agora nenhuma resposta da montadora FIAT para as diversas reclamações que abri no site. 

Por coincidência, depois de uma citação minha no Twitter dos diversos problemas que o Grand Siena vem apresentando, uma atendente, do que eu julgo ser o SAC, da montadora entrou em contato comigo por telefone, porém de nada adiantou. Eu detalhei a atendente todos os problemas apresentados pelo carro, todas as vezes que o levei para a concessionária e a única resposta que tive é que ela iria fazer um relatório e enviar ao setor responsável.

Como disse amanhã levarei o carro [guinchado] à concessionária Lance Fiat pela 9ª vez, e já decidi: não quero mais esse Grand Siena. Na verdade não quero mais nenhum carro da montadora FIAT

Meu advogado já foi acionado, vou buscar por meios legais a restituição dos valores pagos pelo carro e também processarei a montadora por danos morais por todos os incômodos e prejuízos que estou tendo com toda essa história.

A partir de hoje #FiatNuncaMais.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Fiat Grand Siena, o carro dos defeitos.

No dia 10/05/2013, depois de mais de 60 dias aguardando, chegou à concessionária Lance Fiat de Ribeirão Preto o meu carro Fiat Grand Siena. A partir de então o que era motivo de orgulho, a aquisição do meu primeiro carro zero, tornou-se em uma tremenda dor de cabeça.

O carro já saiu da concessionária com defeitos, que já no primeiro dia de uso eu perceberia, porém só pude levar o mesmo para a concessionária 2 dias depois uma vez que o peguei em uma sexta-feira, no final da tarde.

De lá para cá foram: menos de 3 meses [70 dias para ser mais exato], oito [sim, oito!] ordens de serviço, várias horas e dias perdidos e alguns contatos via site da FIAT os quais, posso dizer, foram total perda de tempo.

Resolvi então fazer esse blog e contar em várias postagens todos os problemas que venho enfrentando com esse Grand Siena.

O intuito é não deixar que outros consumidores, por falta de informação, adquiram o carro de uma marca, que na minha opinião, simplesmente não liga para os seus consumidores.
Em todas as tentativas de contato, via site, que fiz com a Fiat a resposta foi a mesma, conforme abaixo:


Olá Edson,

O atendimento de pós vendas da Fiat é realizado através da rede de concessionária. Em atenção ao seu e-mail referente as
sinalizações, acionei a concessionária Lance para prestar o atendimento, esta fará um contato no prazo máximo de 2 dias
úteis para realizar um agendamento e analisar sua solicitação.

Informo que a Fiat acompanhará seu atendimento junto à Concessionária através da Central de Relacionamento.

Seu protocolo de atendimento é ...

Para mim esse é uma prova cabal da total falta de atenção com o consumidor que compra um carro zero quilômetro da marca. Carro esse, diga-se de passagem, que não é dos mais baratos. Com todos os opcionais que coloquei [e foram quase todos possíveis] o carro saiu pelo valor total de R$ 45.500,00. Boa parte desse valor foi pago a vista por mim e o restante financiado.

Até o momento não mereci da montadora Fiat nenhum contato via telefone para questionar se os problemas foram resolvidos, se eu estou satisfeito ou não com o carro. Nada! Simplesmente devo levar o carro a concessionária, sair de lá com os mesmo problemas ou outros, e ter que voltar a concessionária em um ciclo vicioso, que ao meu ver não acabará nunca.

Espero que o blog aqui seja um local para outros consumidores se informarem antes de adquirirem um carro. E para aqueles que já o tem, o intuito é transformar esse blog em uma comunidade onde possamos trocar informações, sobre o modelo Grand Siena, foco das postagens.